Read the English versionA la versión en españolZur deutschen Version

Cuidado integral para mulheres no Brasil

Sabemos que a saúde é mais do que apenas a ausência de doença. É um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Quando se trata da saúde da mulher, sabemos que a uma saúde pobre é frequentemente causada por muitos fatores. Na Roche, estamos comprometidos em trazer soluções de saúde que vão além de tratamentos e diagnósticos específicos para doenças. É hora de cuidar da mulher de forma integral, não apenas de sua doença.

Um exemplo importante de solução começou há dez anos no Brasil, quando a Roche formou uma parceria com a startup socialA parceria tem como objetivo fornecer acesso a cuidados de saúde especializados para comunidades remotas e vulneráveis, com um de seus pilares mais importantes sendo a melhoria dos resultados em câncer do colo do útero.

Ao tentar identificar a causa raiz dos resultados ruins no câncer do colo do útero, a iniciativa descobriu que a resposta não era simples. A questão central era a falta de médicos especialistas, como aqueles que existem geralmente estão baseados em grandes cidades, muitas vezes a quilômetros das comunidades mais vulneráveis. Isso foi agravado por um tabu generalizado em relação aos exames ginecológicos, bem como por certos fatores sociais como mães solteiras, pobreza ou violência doméstica, que impediam as mulheres de buscar atendimento. Tudo isso combinado, não só significava testes, diagnósticos e tratamentos mais lentos para o câncer do colo do útero, mas também impactava a saúde de forma geral das mulheres nessas comunidades.

À medida que o entendimento desses problemas se aprofundou, o projeto se expandiu além de abordagens centradas na doença, para uma iniciativa mais ampla que antecipa as necessidades sutis das mulheres e criou soluções de saúde tão dinâmicas e diversas quanto as mulheres que atendem.

O Projeto Anariá é uma solução holística; uma que não só aborda as questões médicas específicas das mulheres nessas áreas, mas também seu bem-estar e segurança geral.

Estamos trabalhando com o SAS Brasil para inovar e melhorar o sistema público de saúde, aprimorando os processos e conhecimentos existentes para fornecer um atendimento mais rápido e completo.

As soluções incluem:

  • Suporte à saúde mental, incluindo profissionais capazes de identificar vítimas de violência doméstica, garantindo que as mulheres sejam tratadas com gentileza do começo ao fim e direcionadas para a ajuda necessária.

  • Processos mais eficientes, oferecendo às pacientes vários exames ginecológicos em um único dia – às vezes utilizando unidades móveis de teste – com seus resultados retornando rapidamente, significando mínima interrupção em suas vidas e menos tempo gasto em viagens para consultas.

  • Sistemas que aceleram encaminhamentos e diagnósticos, garantindo que as imagens relevantes sejam capturadas em seu prontuário médico durante um exame quando a mulher recebe um resultado anormal.

  • Iniciativas educacionais para eliminar tabus em torno dos exames ginecológicos e aumentar as taxas de teste, com foco especial em alcançar mulheres que nunca foram testadas antes.

"Uma coisa da qual estamos particularmente orgulhosos é que essas inovações são feitas em parceria com o sistema público existente, em vez de criar novas plataformas", explicou Adriana. "Isso significa que tudo pode permanecer no mesmo lugar e o sistema público se beneficia dos aprendizados e informações coletadas pela colaboração com o SAS Brasil, para continuar melhorando os resultados dos pacientes."

O Projeto Anariá teve um impacto real e duradouro nas comunidades que atendeu até agora. Até 2022, quase 9.000 mulheres foram testadas para câncer do colo do útero como parte do programa, com mais de 25.000 consultas realizadas. Quase 1.000 casos de HPV foram identificados, mais de 400 cirurgias realizadas e quase 100 casos de câncer diagnosticados.

Dentro dessas estatísticas, estão histórias pessoais de impacto que trazem à vida o verdadeiro valor do projeto. "Em uma das cidades onde o projeto estava em andamento, as iniciativas promovidas pela equipe do SAS Brasil resultaram na testagem da chefe da equipe de enfermagem, que foi diagnosticada com um estágio avançado de câncer do colo do útero", disse Adriana. "Os processos mais eficientes permitiram que ela fosse encaminhada para cirurgia e o tumor foi removido com sucesso. Isso exemplifica o sucesso e o significado de todo o projeto."

Além de todos esses componentes do programa, os funcionários da Roche podem contribuir ainda mais com o Projeto Anariá, voluntariando-se para apoiar a implementação da ação. A iniciativa está agora crescendo para fornecer cuidados para outros problemas que afetam significativamente a vida das mulheres, incluindo câncer de mama e incontinência urinária, e a rede de parceiros está se expandindo para gerar um impacto cada vez maior.

O que nos motiva nesta parceria é a convergência de valores entre a Roche e o SAS Brasil, onde a qualidade do atendimento e a atuação em cooperação com o sistema público são priorizadas, com a esperança de expandir essa iniciativa em nível nacional.

Stories of X

Ver todas as histórias

This website contains information on products which is targeted to a wide range of audiences and could contain product details or information otherwise not accessible or valid in your country. Please be aware that we do not take any responsibility for accessing such information which may not comply with any legal process, regulation, registration or usage in the country of your origin.

ContactLocationslinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeCovid-19Pharma solutionsRoche careersMedia libraryAnnual Report 2023Privacy policyLegal statementAccessibility statement