Read the English versionA la versión en españolZur deutschen Version

Liderando o caminho para o tratamento inovador e precoce do câncer de mama na Argélia

Karima Belhanafi, mãe de quatro filhos na Argélia, conseguiu acessar um tratamento inovador para o câncer de mama metastático, o que lhe permitiu voltar à sua vida normal. “Sou grata todos os dias”, diz ela.

Em 2023, após se recuperar do tratamento para o câncer de mama que foi descoberto em 2018, Karima finalmente voltou ao trabalho que amava como assistente administrativa em uma empresa onde seu gerente e colegas de trabalho a consideravam indispensável. Sua paixão é educar seus quatro filhos, e todos estavam indo bem na escola, com seu filho mais velho cursando engenharia e arquitetura.

No entanto, logo depois, ela começou a ter dificuldades com a visão e outros sintomas que a levaram a um médico, que descobriu que o câncer havia se espalhado para o cérebro.

Para Karima, a notícia foi devastadora. Durante sua primeira rodada de tratamento, anos antes, que incluiu quimioterapia e uma mastectomia, ela não gostava de se sentir "como uma pessoa preguiçosa" e de ter que depender de sua irmã e filhos para fazer as compras, cozinhar e cuidar da casa. Seu filho mais velho deixou a escola por um tempo para cuidar dela, e sua filha de 14 anos preparava as refeições da família. Seu marido a deixou, levando consigo o apoio financeiro da família.

Felizmente, 2023 foi o ano em que terapias inovadoras e direcionadas para o câncer de mama ficaram disponíveis para os pacientes. Através de uma parceria com as autoridades de saúde argelinas e a Roche Argélia, pacientes como Karima puderam receber um diagnóstico mais precoce do que antes. Apesar de suas dificuldades financeiras, Karima conseguiu acessar o medicamento com reembolso total graças à cobertura de saúde universal proporcionada pelo sistema de saúde argelino. Com o cuidado avançado e tratamento fornecidos pelos seus oncologistas e o apoio de sua família, Karima logo recuperou a visão e experimentou melhorias significativas em sua saúde.

Assim como Karima, cerca de 14.000 mulheres na Argélia desenvolvem câncer de mama anualmente, e cerca de 4.500 morrem a cada ano. Em 2016, mais de 70% dos casos de câncer de mama eram detectados em estágio avançado. O país não possuía um registro abrangente de câncer e coleta sistemática de dados, o que dificultava o planejamento de programas de prevenção e tratamento do câncer de mama.

Para combater essas estatísticas, a Roche Argélia, em parceria com as autoridades de saúde argelinas, tem estado na linha de frente na melhoria do atendimento ao câncer de mama. A colaboração apoia campanhas de detecção e diagnóstico precoce, oferecendo educação e treinamento para profissionais de saúde e pacientes. Também foram desenvolvidos registros de doenças e estudos clínicos, e tecnologias de triagem, incluindo mamografias móveis, foram disponibilizadas.

A parceria também introduziu tratamentos inovadores para pacientes como Karima, que não estavam disponíveis antes de 2023. Karima foi uma das primeiras pacientes na Argélia a ser tratada com um medicamento biológico direcionado.

Graças a esses esforços, as estatísticas se inverteram. Há apenas 10 anos, 70% dos casos de câncer de mama eram detectados em estágio avançado. Hoje, 70% dos casos são detectados precocemente, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.

Quando Karima começou sua segunda rodada de tratamentos, ela começou a notar outras pacientes com câncer de mama no hospital. "Isso me deu coragem", diz ela. Quando ela saiu do hospital após o tratamento, ficou feliz em dizer à sua irmã: "Olha, eu posso te ver". Sua visão havia retornado.

A mobilidade de Karima voltou, e ela está pouco a pouco se sentindo como antes. “Após quatro meses, eu já conseguia cozinhar para meus filhos, ir à escola para perguntar aos professores como poderia ajudar no estudo deles e fazer minhas próprias compras”, diz ela. "Às vezes me sinto cansada, mas espero voltar a trabalhar em breve." Seus filhos estão indo bem na escola e passando nos exames. Seu médico está satisfeito com os resultados do tratamento e otimista em relação ao futuro dela.

“Acordo todos os dias agradecida por ainda estar viva”, diz ela.

Stories of X

Ver todas as histórias

This website contains information on products which is targeted to a wide range of audiences and could contain product details or information otherwise not accessible or valid in your country. Please be aware that we do not take any responsibility for accessing such information which may not comply with any legal process, regulation, registration or usage in the country of your origin.

ContactLocationslinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeCovid-19Pharma solutionsRoche careersMedia libraryAnnual Report 2023Privacy policyLegal statement